sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O computador e a escola

No mundo de hoje, milhares de informações chegam até nós diariamente , através de livros, jornais, revistas, internet, televisão, etc. Há muitas formas de aprender. O computador é uma das ferramentas mais atraentes à produção de conhecimento quando utilizado adequadamente, pois ao mesmo tempo em que oferece a oportunidade de conhecer, oferece também a troca de experiências, a conversa, o intecâmbio entre pessoas e culturas diferentes. Sem dúvida, a introdução dele nas escolas mudará a concepção de ensino e aprendizagem vigentes, porém isso não significa que seja a solução para os problemas da educação. É preciso capacitar professores constantemente e viabilizar ao máximo os recursos para as salas de informática se o desejo é torná-la realmente eficiente.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Mapa Conceitual


Autoavaliação

O curso "Linux Educacional" foi uma grande oportunidade de aprender e atualizar conhecimentos. Nos dias de hoje, nós, professores, precisamos cada vez mais de recursos tão interessantes e eficientes (quando bem utilizados) como as mídias (televisão, jornal, revista, internet, etc.). Fui uma estudante assídua, fiz todas as atividades solicitadas e, ao fazê-las, pude dividir ideias e experiências com meus colegas de trabalho. Apesar disso, percebo que o Laboratório de Informática não atende de maneira satisfatória os anseios dos professores e alunos devido à lentidão e o número reduzido de computadores.

terça-feira, 28 de abril de 2009

A televisão e o vídeo

2) A televisão e o vídeo

Estamos deslumbrados com o computador e a Internet na escola e vamos deixando de lado a televisão e o vídeo, como se já estivessem ultrapassados, não fossem mais tão importantes ou como se já dominássemos suas linguagens e sua utilização na educação.

A televisão, o cinema e o vídeo, CD ou DVD - os meios de comunicação audiovisuais - desempenham, indiretamente, um papel educacional relevante. Passam-nos continuamente informações, interpretadas; mostram-nos modelos de comportamento, ensinam-nos linguagens coloquiais e multimídia e privilegiam alguns valores em detrimento de outros.

Em síntese, os meios de comunicação são interlocutores constantes e reconhecidos, porque competentes, da maioria da população, especialmente da infantil. Esse reconhecimento significa que os processos educacionais convencionais e formais como a escola não podem voltar as costas para esses meios tão atraentes e, em consequência, tão eficiente. A maior parte do referencial do mundo de crianças e jovens provém da televisão. Ela fala da vida, do presente e dos problemas afetivos.

As crianças e jovens se acostumaram a se expressar de forma polivalente, utilizando a dramatização, o jogo, a paráfrase, o concreto, a imagem em movimento. A imagem mexe com o imediato, com o palpável. A escola não pode desvalorizar a imagem e essas linguagens para a produção do conhecimento. Ignorar a televisão e o vídeo significa exigir somente o desenvolvimento da escrita e do raciocínio lógico. É fundamental que a criança aprenda a equilibrar o concreto e o abstrato, a passar da espacialidade e contiguidade visual para o raciocínio sequencial da lógica falada e escrita. Não se trata de opor os meios de comunicação às técnicas convencionais de educação, mas de integrá-los, de aproximá-los para que a educação seja um processo completo, rico e estimulante. A escola precisa observar o que está acontecendo nos meios de comunicação e mostrá-lo na sala de aula, discutindo-o com os alunos, ajudando-os para que percebam os aspectos positivos e negativos das abordagens sobre cada assunto.



Do Sonho aos Ares

O vídeo “Do sonho aos ares” trata da insistência do homem em criar mecanismos que facilitam a vida das pessoas e isso Santos Dumont demonstrou muito bem. É a busca constante de inovar se superar que faz com que o ser humano, por meio das tecnologias, produza, cada vez mais, conhecimento. Na escola, o uso da informática tornou-se ferramenta indispensável à comunicação pessoal e profissional. Podemos dizer que vivemos as novas tecnologias em nosso cotidiano - elas nos ajudam a realizar o que já fazemos ou desejamos fazer, pois ampliam a nossa comunicação, oferecem propostas inovadoras e facilitam a mudança. Hoje, não se pode mais imaginar uma sociedade sem televisão, celular, internet, etc. Utilizamos a tecnologia desde o momento em que acordamos, ao ouvir o som do despertador. Além disso, em todas as áreas podemos visitar vários sites, fóruns e fazer chats com os alunos sobre assuntos ligados à disciplina. Apesar de todo esse avanço, nossas escolas precisam evoluir. Precisamos ser Santos Dumont na educação e alçar vôo nessa fantástica evolução aproveitando ao máximo os recursos oferecidos, contribuindo assim para que a escola seja um espaço de interação, cheio de possibilidades para a construção de novos conhecimentos. Dessa forma, as aprendizagens surgirão e se renovarão a cada dia.

Quem sou?

Meu nome é Kênia Elis, moro em Vidal Ramos- SC, sou professora de Língua Portuguesa e Literatura na Escola de Educação Básica Cacilda Guimarães.