terça-feira, 28 de abril de 2009

A televisão e o vídeo

2) A televisão e o vídeo

Estamos deslumbrados com o computador e a Internet na escola e vamos deixando de lado a televisão e o vídeo, como se já estivessem ultrapassados, não fossem mais tão importantes ou como se já dominássemos suas linguagens e sua utilização na educação.

A televisão, o cinema e o vídeo, CD ou DVD - os meios de comunicação audiovisuais - desempenham, indiretamente, um papel educacional relevante. Passam-nos continuamente informações, interpretadas; mostram-nos modelos de comportamento, ensinam-nos linguagens coloquiais e multimídia e privilegiam alguns valores em detrimento de outros.

Em síntese, os meios de comunicação são interlocutores constantes e reconhecidos, porque competentes, da maioria da população, especialmente da infantil. Esse reconhecimento significa que os processos educacionais convencionais e formais como a escola não podem voltar as costas para esses meios tão atraentes e, em consequência, tão eficiente. A maior parte do referencial do mundo de crianças e jovens provém da televisão. Ela fala da vida, do presente e dos problemas afetivos.

As crianças e jovens se acostumaram a se expressar de forma polivalente, utilizando a dramatização, o jogo, a paráfrase, o concreto, a imagem em movimento. A imagem mexe com o imediato, com o palpável. A escola não pode desvalorizar a imagem e essas linguagens para a produção do conhecimento. Ignorar a televisão e o vídeo significa exigir somente o desenvolvimento da escrita e do raciocínio lógico. É fundamental que a criança aprenda a equilibrar o concreto e o abstrato, a passar da espacialidade e contiguidade visual para o raciocínio sequencial da lógica falada e escrita. Não se trata de opor os meios de comunicação às técnicas convencionais de educação, mas de integrá-los, de aproximá-los para que a educação seja um processo completo, rico e estimulante. A escola precisa observar o que está acontecendo nos meios de comunicação e mostrá-lo na sala de aula, discutindo-o com os alunos, ajudando-os para que percebam os aspectos positivos e negativos das abordagens sobre cada assunto.



Um comentário:

  1. O uso dos meios de comunicação como ferramentas de contato com o meio exterior esta levandoa humanidade a esquecer o contato fisico, o uso intensivo desses meio mecanico uma modernidade que nao podemos negar trasnformou as pessoas em pqnas estaçoes de trasmissoes de conhecimento, onde há apenas a retrasmissao e nao a maturação da ideia.. a dependencia de site de buscas.. nos torna pmenos pesquisadores do mundo real para nos toirnar buscardores do mundo virtual. alguma consuqencia a meio e curto prazo iremos sentir, qiuando estas informaçoes que as vezes se contradizem se tornaram apenas informaçoes que tranitam e naos e trasnformarem em conhecimento palpavel e utilizavel no mundo real.

    ResponderExcluir